Construindo a nossa História!

UTOPIA: "Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar." (Eduardo Galeano )



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


domingo, 27 de abril de 2008

Texto motivacional...vale a pena ler, escrito pelo psiquiatra Roberto Shinyashik

DEDICAÇÃO
" Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo.Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos.Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes.Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo obterá os mesmos resultados.Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.A realização de um sonho depende da dedicação.Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.Mas toda mágica é ilusão.E ilusão não tira ninguém do lugar onde está... Ilusão é combustível de perdedores..." (R. Shinyashik)

Vamos refletir?

Não importa onde você parou...Em que momento da vida você cansou...O que importa é que sempre é possível e necessário "recomeçar".Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...É renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo.Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...Chorou muito? Foi limpeza da alma...Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos...Acreditou que tudo estava perdido? Era o início de tua melhora...Onde você quer chegar? Ir alto? Sonhe alto... Queira o melhor do melhor...Se pensamos pequeno... Coisas pequenas teremos...Mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor...O melhor vai se instalar em nossa vida.Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.
Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Projeto Escuna: Integrando a História aos Projetos de Aprendizagem/Turma 52

Queridos alunos e alunas da turma 52!

Vamos agora relacionar os Projetos de Aprendizagem com a História, aposto que vão gostar e descobrir muitas coisas novas...assim como eu também que aprendo todos os dias com cada um!Afinal tudo é HISTÓRIA não é mesmo??
Bastante atenção e não custa reforçar o que falamos toda semana: pesquisar não é fazer cópia, pesquisar é ler com atenção, interpretar, escrever o que entendemos, conversar com nosso grupo, trocar idéias...assim aprendemos muito mais. Agora mãos à obra, leiam os desafios que cada grupo trabalhando junto terá que vencer:

Projeto Música (grupo 1): A história música no Egito Antigo.

Projeto Música (grupo 2): A história da música na Grécia Antiga.

Projeto Carros: A indústria automobilística no Brasil nos anos 1950.

Projeto Navios, barcos e lanchas (grupo 1): Meios de transporte no Egito Antigo.

Projeto Navios, barcos e lanchas (grupo 2): Os fenícios e a navegação.

Projeto Futebol: A história do futebol em Rio Grande.

Bom trabalho a todos, com carinho da Profª Jacqueline.

Projeto Escuna: Integrando a História aos Projetos de Aprendizagem/Turma 51

Pessoal da turma 51...

Dando continuidade aos nossos Projetos de Aprendizagem vamos agora "investigar" alguns "mistérios" dos Projetos de Aprendizagem de vocês. Cada um dos grupos relacionados irá pesquisar sobre a questão destacada ok? Aposto que vai ser muito dez! Vamos lá !

Projeto Desenhos animados: Em que época surgiram os primeiros desenhos animados? Em que país? Por que estes foram criados? Quem os criou e como isso ocorreu?

Projeto Dança de rua: Qual a origem desta dança? Qual seu significado? Por que foi criado este estilo de dança?

Projeto Luta livre: Pesquisar a a história das olimpíadas na Grécia Antiga e os esportes que eram praticados naquela época.

Projeto Furacões: Quais os primeiros registros de furacões que se tem notícia? Onde ocorreram? E atualmente nestes locais ainda ocorrem estes fenômenos?Onde ocorrem mais furacões na atualidade? Por quê?

Projeto Aviões: Pesquisar sobre a história de Santos Dumont, sua importância para a aviação. Além disso descobrir quais foram os primeiros modelos de aviões inventados, em que época isso ocorreu e onde.

Projeto Futebol: Pesquisar sobre os esportes praticados no Egito Antigo.

Bom...temos ai alguns desafios aos grupos, bom trabalho para vocês...com carinho da Profª Jacqueline.

NÃO ESQUEÇAM...Pesquisar não é copiar...temos que ler, interpretar, discutir os assuntos com os colegas e produzir nossas idéias!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

DICAS PARA TURMA T9, EJA/MÉDIO, EEEM SILVA GAMA...

Pessoal...

Postei mais alguns links como sugestão para vocês escolherem o assunto do trabalho.
Observem os seguintes links que estão aqui no Blog:

-->Tempo de censura no Brasil
-->Biografia de Che Guevara
-->Golpe militar no Chile
-->Ditadura militar no Brasil
-->História do mundo
-->Sua pesquisa
-->História na internet
-->Professor de História

CLIQUEM NOS LINKS E VEJAM SE ALGUM TÓPICO INTERESSA VOCÊS!

Não esqueçam...estes tópicos e sites são apenas SUGESTÕES que estou fazendo, vocês podem optar por qualquer outro assunto daqueles destacados em aula, o importante é que o período seja Pós-Segunda Guerra Mundial. Não esqueçam também... anotem a referência bibliográfica do texto utilizado!

Bom trabalho para todos!

Dicas para Estudar História!

Algumas Orientações básicas para estudar História:

Não existe uma receita exata e que sirva para todos os alunos. O ideal é que cada um aprenda, respeitando suas possibilidades e limitações, a maneira mais eficiente de estudar, compare seus resultados e adapte-a de acordo com o seu desenvolvimento, a cada série, em cada estágio.

Podemos, no entanto, oferecer algumas dicas:

- Não estudar na véspera. Todos estão cansados de saber. O que não consideram é que a aula, a explicação do professor, a interação com outros alunos no espaço da sala (ouvindo a dúvida do amigo, por exemplo) também é “estudar”. Se o aluno prestar atenção estará automaticamente se preparando para a avaliação.

- “Decorar” os textos/resumos da apostila ou anotações de aula é o caminho mais curto para ir mal. O aluno precisa entender o processo, o que liga um fato a outro, como seus efeitos desencadeiam uma série de outros que criam uma determinada conjuntura.

- Estudar “falando” é um jeito bem legal: você deixa mais claro o raciocínio, é obrigado a se concentrar e, ainda, se tiver um interlocutor pode ser avaliado na hora (reunir-se em grupo para estudar funciona, desde que não seja feito em cima da hora).

- Escrever é outra etapa importantíssima. Muitas vezes o aluno saberia fazer uma avaliação oral, mas não consegue colocar no papel. Tudo é treino:
· ler mais: texto e questões. Uma das queixas constantes é não entender o que questão estava pedindo. Só entende quem treina a leitura e a interpretação.
· escrever sempre: anotar as aulas, treinar com as questões dissertativas da apostila, escrever o que entendeu da aula no momento de estudar para a prova
· só ler a apostila adianta muito pouco, treine a escrita

- Estudar é trabalho. Pode ser gostoso aprender algo, mas com certeza dá trabalho, não é lúdico, não se faz brincando, assistindo televisão, jogando games. Agora, o resultado dá prazer. É legal saber que você é capaz de analisar, relacionar, comparar, transpor. Isto qualifica o indivíduo, faz de cada aluno um cidadão com capacidade para entender o seu mundo e, quem sabe, melhorá-lo. Mas, esta excelência não cai do céu.

- O aluno deve entender que vivemos também num mundo competitivo. Não foi o professor que inventou o exame vestibular, ele existe, é concreto. Se quisermos concorrer com o mínimo de chances às melhores vagas, o esforço tem que ser muito, muito, muito, muito maior.

Sucesso!

(Postado no site http://www.objetivo-sjc.com.br/noticias.asp?id=664&codigo_departamento=20 ,Profª Sônia Brandão)

domingo, 13 de abril de 2008

Prece do Estudante- por Humberto Maturana

Não me imponha o que você sabe;
quero explorar o desconhecido,
e ser a origem das minhas próprias descobertas.
Que o seu saber seja minha liberdade,
não minha escravidão.
O mundo de sua verdade pode ser minha limitação;
sua sabedoria, minha negação.
Não me instrua; vamos caminhar juntos.
Deixe que minha riqueza comece onde a sua termina.
Mostre-se a mim, de maneira que eu possa subir em cima dos seus ombros, e ver mais longe.
Revele-se para que eu possa ser alguma coisa diferente.
Você crê que todo ser humano pode amar e criar;
Compreendo, por isso, seu medo, quando lhe peço que deixe-me viver de acordo com minha sabedoria.
Você nunca saberá quem eu sou, se escutar apenas a si mesmo.
Não me instrua; deixe-me ser;
seu fracasso é que eu seja idêntico a você.

Oração do Professor- por Antonio Pedro Schlindwein

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano
e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.