Construindo a nossa História!

UTOPIA: "Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar." (Eduardo Galeano )



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


terça-feira, 27 de abril de 2010

Aula T8, Silva Gama, Holocausto





Boa noite turma!

A proposta da aula de hoje é que vocês pesquisem o que foi o Holocausto, façam anotações, vejam imagens na internet e em seguida elaborem um comentário e postem aqui no blog, analisando de forma crítica este episódio.
Bom trabalho!
Profª Jacqueline

Aula T7, Silva Gama, Primeira Guerra Mundial

Boa noite pessoal!

Leiam o texto abaixo e em seguida elaborem um comentário sobre ele, se possível digitem e postem este comentário aqui no blog.
Sobrando tempo,entrem no google e pesquisem imagens sobre as trincheiras durante a Primeira Guerra.
Bom trabalho! Segue o texto:

A vida nas trincheiras mostra uma das mais terríveis faces da Primeira Guerra Mundial.

Antes que a Primeira Guerra Mundial acontecesse, as várias nações envolvidas neste conflito se preparavam com uma opulenta tecnologia militar. Dessa forma, quando a “Grande Guerra” eclodiu, em 1914, o tempo de movimentação das tropas durou muito pouco tempo. Estava claro que ambos os lados eram belicamente poderosos e que o menor avanço territorial só aconteceria ao custo de milhares de vidas.
Dessa forma, os soldados de ambos os lados passaram a cavar trincheiras de onde tentavam, ao mesmo tempo, se proteger e atacar. Geralmente, uma trincheira era aberta pela tropa e contava com cerca de 2,30 metros de profundidade, por dois metros de largura. No ponto mais alto, eram colocados sacos de areia e arames farpados que protegeriam os soldados das balas e dos estilhaços das bombas. Além disso, um degrau interno chamado “fire step” permitia a observação dos inimigos.
Para que as tropas inimigas não conseguissem conquistar uma trincheira em um único ataque, os soldados tinham o cuidado de não construí-las em linha reta. Trincheiras auxiliares e perpendiculares também eram construídas para que o tempo de reação a um ataque fosse ampliado. Apesar da proteção, uma bomba certeira ou uma rajada de tiros oportuna poderia deixar vários soldados feridos. As mortes repentinas e os ataques inesperados eram constantes.
Além do poder das armas, a própria trincheira era outra inimiga para os soldados que se amotinavam naquele espaço insalubre. Os mortos que se acumulavam nas trincheiras eram um grande chamariz para os ratos que se alimentavam da carne pútrida dos corpos. Entre as doenças usualmente contraídas nas trincheiras se destacavam a “febre de trincheira”, reconhecida por fortes dores no corpo e febre alta; e o “pé de trincheira”, uma espécie de micose que poderia resultar em gangrena e amputação.
Entre duas trincheiras inimigas ficava a chamada “terra de ninguém”, onde arame farpado e corpos em decomposição eram bastante recorrentes. A presença naquele território era bastante arriscada e só acontecia pelo uso de frentes muito bem armadas. Geralmente, um soldado assumia várias funções no campo de batalha, tendo suas forças utilizadas para o combate, a manutenção das tropas, o apoio reserva e nos terríveis dias que passavam na própria trincheira.
Mais que uma simples estratégia militar, as trincheiras representavam intensamente os horrores vividos ao longo da Primeira Guerra Mundial. Submetidos a condições de vidas extremas, milhares de soldados morreram em prol de um conflito em que a competição imperialista era sua razão maior. Pela primeira vez, a capacidade dos homens matarem atingiu patamares que abalavam aquela imagem de razão e prosperidade que justificava o capitalismo monopolista.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Turma 52, EMEF Wanda Rocha, 27/04/10





"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)

Postagem especial para a turma T9, Silva Gama...Conhecendo um pouco mais sobre Eduardo Galeano!


Eduardo Hughes Galeano (Montevidéu, 3 de setembro de 1940) é um jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História.
Galeano nasceu em 3 de setembro de 1940 em Montevidéu em uma família católica de classe média de ascendência europeia. Na infância, Galeano tinha o sonho de se tornar um jogador de futebol; esse desejo é retratado em algumas de suas obras, como O futebol de sol a sombra (1995). Na adolescência, Galeano trabalhou em empregos nada usuais, como pintor de letreiros, mensageiro, datilógrafo e caixa de banco. Aos 14, vendeu sua primeira charge política para o jornal El Sol, do Partido Socialista.
Galeano iniciou sua carreira jornalística no início da década de 1960 como editor do Marcha, influente jornal semanal que tinha como contribuidores Mario Vargas Llosa e Mario Benedetti. Foi também editor do diário Época e editor-chefe do jornal universitário por dois anos. Em 1971 escreveu sua obra-prima As Veias Abertas da América Latina.
Em 1973, com o golpe militar do Uruguai, Galeano é preso e mais tarde forçado a se exilar na Argentina, onde lançou Crisis, uma revista sobre cultura. Em 1976, com o sangrento golpe militar liderado pelo general Jorge Videla, tem seu nome colocado na lista dos esquadrões de morte e, temendo por sua vida, exila-se na Espanha, onde deu início à trilogia Memória do Fogo. Em 1985, com a redemocratização de seu país, Galeano retornou a Montevidéu, onde vive ate hoje.
Em princípios de 2007 Galeano caiu seriamente doente, mas recuperou-se, após uma bem-sucedida cirurgia em Montevidéu.
A obra mais conhecida de Galeano é, sem dúvida, As Veias Abertas da América Latina. Nela, analisa a História da América Latina como um todo desde o período colonial até a contemporaneidade, argumentando contra o que considera como exploração econômica e política do povo latino-americano primeiro pela Europa e depois pelos Estados Unidos da América. O livro tornou-se um clássico entre os membros da esquerda latino-americana.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Galeano

Meus afilhados...formandos EJA Médio, 1º Semestre 2010, Silva Gama





Meus queridos alunos da EJA-Médio, EEEM Silva Gama.
Vocês estão de parabéns pelo esforço ao longo desta caminhada e pude acompanhar cada etapa deste crescimento. Agora falta pouco para a conclusão do Ensino Médio, que bom poder compartilhar deste momento tão especial!Obrigada pelo carinho e por ter a honra de ser a paraninfa e regente desta turma especial.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Visita da autora na aula de História!



Nossa aula de hoje, 26/04/10, foi bastante especial. A turma 51 recebeu a visita da Profª Elizângela Teixeira e pode perceber que o sonho de escrever um livro pode sim se tornar realidade.E quem disse que História não combina com poesia?
O livro da Profª Elizângela,"O sopro do jasmim", está disponível na Livraria Acadêmica,em Rio Grande.

Aprendendo através das imagens...





Como diz o ditado popular "uma imagem vale mais que mil palavras".
Os alunos da turma 51 realizaram uma aula baseada na análise de imagens das pinturas rupestres encontradas nas cavernas ao longo do mundo, especialmente aquelas encontradas no nosso país.
A partir daí, o grupo passou a construir a "sua pintura rupestre".
Aí estão os registros de nossos "grafiteiros contemporâneos".

Parabéns para minha amiga Elizângela Teixeira!


O livro de poesias da Profª Elizângela Teixeira está disponível na Livraria Acadêmica e chama-se "O sopro do jasmim". Eu já tenho o meu autografado! Parabéns Eliz!

O SOPRO DO JASMIM: COLETÂNEA DE POESIAS ESCRITAS PELA PROFª ELIZÂNGELA TEIXEIRA.
A AUTORA É LICENCIADA EM LETRAS PORTUGUÊS E MESTRE EM HISTÓRIA DA LITERATURA (FURG), ATUA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO GRANDE NA EMEF ADMAR CORRÊA.

domingo, 25 de abril de 2010

Artistas rupestres contemporâneos! Silva Gama, 20/04/10






"Aqueles que desconhecem seu passado, estão condenados a repeti-lo" (Goethe)


As mãos manchadas de sangue deixam uma silhueta estampada na parede da caverna, o homem pré-histórico a percebe e isso passa a se constituir a descoberta mais sensacional. Será através das mãos, instrumento de preensão técnica, que ele reproduzirá suas experiências, manifestando-se conscientemente através da arte. As silhuetas das mãos, assim como dos pés, são encontradas entre as manifestações artísticas mais primitivas do mundo.

Formandos EMEF Admar Corrêa 2010


Atividade com a turma 72, EMEF Admar Corrêa, "Os corpos na Escola são generificados"





Trabalho realizado com a turma 72, dia 23/04/10.
Atividade: Campanha Publicitária direcionada dos jovens. Temática "Os corpos na Escola são generificados".
Na próxima aula iremos realizar as apresentações.Parabéns 72 pois as propagandas e anúncios ficaram ótimos!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vamos refletir???

Do livro "Sempre em Frente", de Roberto Shinyashiki:

"Na sua vida tudo vai depender da maneira como você vai enfrentar os seus desafios. Quem entrar com medo vai se transformar em mangue, quem tiver coragem e determinação vai virar mar."

Vamos virar mar ou nos transformar em mangues??

Obrigada aos formandos EJA Médio/Silva Gama 1º sem 2010

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer."
"Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo."(Mahatma Gandhi)

Querid@s alun@s, querid@s amig@s!
Agradeço por todo carinho que vocês dispensam a mim e especialmente a homenagem recebida e ter o imenso orgulho de dizer que sou a PARANINFA DESTA TURMA TÃO ESPECIAL!
Saibam que com vocês aprendi muito mais que ensinei. A maior escola, já dizia Chico Xavier, é a "escola da vida" e nesta escola não existem mestres ou doutores, somos sempre ETERNOS APRENDIZES!
Obrigada por todo carinho que recebo de vocês a cada encontro.
Que todo o esforço de vocês seja exemplo para tantas pessoas que acham que o tempo já passou e que sonhos são utopias inatingíveis. Vocês provaram que não! Sonhar vale a pena e concretizar mais ainda!

Mário Quintana nos disse:

"Se as coisas são inatingíveis… ora!
Não é motivo para não querê-las…
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!"


Falta pouco para comemorar!

Dinâmica do Espelho, turma 82, EMEF Admar Corrêa 2010

Dinâmica do Espelho, resgatando o amor próprio e a valorização pessoal!



Eu levei para a sala uma caixa bem bonita enfeitada para presente contendo dentro um espelho e disse que ali havia algo muito importante e especial. Todos ficaram bem curiosos para saber o que havia na caixa. Cada uma tinha uma opinião sobre o seu conteúdo.
Então convidei um aluno de cada vez para ver o que tinha na caixa, mas alertei-os para não contar até que todos tenham visto o interior da caixa. A medida que eles iam abrindo a caixa e vendo sua imagem refletida no espelho, cada um tinha uma reação diferente, foi muito divertido. Comentamos sobre a sensação de se ver no espelho e a importância de nos valorizarmos sempre!

Todos nós temos História!







Pessoal, conforme conversamos na sala de aula a História é uma ciência que resgata o passado sempre com o objetivo de melhorar nosso entendimento sobre o presente. Ao olharmos o passado devemos buscar sempre aprender com nossos erros e valorizar cada vez mais nossos acertos. Todos nós somos sujeitos da História, não existem heróis, grandes construtores, idealizadores. Todos nós temos e fizemos História! As fotos acima registram um pouquinho da minha história de vida.Minha família, meus pais quando iniciaram a constituição do nossa família entre outros momentos importantes. As turmas 51 e 52 da EMEF Wanda Rocha também apresentaram na sala de aula objetos, fotos, enfim fontes históricas que ajudam a resgatar a história de cada um. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.

A importância das fontes históricas








As turmas 51 e 52 da EMEF Admar Corrêa trabalharam no resgate da sua história de vida e a partir daí identificamos a importância das fontes históricas escritas e não escritas na construção da história individual e coletiva. As fotos acima demonstram um pouco desta atividade.

Bullying...afinal o que é isso??? O que tenho a ver com isso?

Pessoal...embora a palavra seja nova,a prática do bullying é bem antiga, infelizmente!
O texto abaixo esclarece um pouco mais sobre esta realidade alarmante que vem fazendo parte cada dia mais do cotidiano escolar.
Cabe a cada um de nós, através de ações concretas, combater e denunciar esta prática!

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
.......ABRAPIA......

A palavra inglesa Bullying ainda não tem uma tradução para o português, mas significa valentão, brigão, ameaça ou intimidação e, embora seja ainda pouco conhecida, refere-se a uma prática freqüente nas escolas.

"O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade de Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.
Bullying são todas as formas de atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam o outro. Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima."

Estas informações foram retiradas do site http://www.eduquenet.net/bullyng.htm
Quem tiver curiosidade vale a pena conferir mais informações sobre o assunto.
Vários alunos da EMEF Admar Corrêa estão desenvolvendo projetos anti-bullying na Escola, eles serão nossos multiplicadores na luta contra esta prática de violência.Junte-se a nós!

Refletindo sobre o Código de Hamurabi, "Olho por olho, dente por dente"





A turma 52 do Silva Gama (2009) após conhecer e estudar o Código de Hamurabi apresentou suas conclusões na aula de História. As fotos acima demonstram a turma durante o debate!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Arte rupestre, trabalho realizado com a turma 52 da EEEM Silva Gama, 20/04/2010






"Aqueles que desconhecem seu passado, estão condenados a repeti-lo" (Goethe)

As mãos manchadas de sangue deixam uma silhueta estampada na parede da caverna, o homem pré-histórico a percebe e isso passa a se constituir a descoberta mais sensacional. Será através das mãos, instrumento de preensão técnica, que ele reproduzirá suas experiências, manifestando-se conscientemente através da arte.
As silhuetas das mãos, assim como dos pés, são encontradas entre as manifestações artísticas mais primitivas do mundo.