Este Blog tem por objetivo compartilhar experiências e vivências dentro das Escolas nas quais trabalho: EMEF Admar Corrêa, EMEF Wanda Rocha, EEEM Siva Paes(Ensinos Fundamental, Médio e EJA); experiências estas ligadas as seguintes áreas de atuação: História; Relações Humanas; Educação de Jovens e Adultos. Sejam bem-vindos!
Construindo a nossa História!
UTOPIA: "Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar." (Eduardo Galeano )
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )
terça-feira, 29 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
Apresentações das pesquisas da turma T8A, EEEM Silva Gama
Apresentações das pesquisas dos alunos da T7B, EEEM Silva Gama
Apresentações orais EJA-Médio, EEEM Silva Gama, T7A
Rio Nilo...sua importância para os egípcios
Rio do nordeste da Africa extensão é de 6.695Km (5.600Km desde o lago Vitória), sua bacia é de 3.000.000Km2. O rio nasce de um curso de água de Burundi, com o nome de Kagera, e depois se lança no lago Vitória, do qual sai denominado Nilo Vitória, em Uganda. Atravessa o lago Kioga e depois o lago Mobutu, recebendo então o nome de Bahr el-Gebel. Penetra no Sudão e recebe o Bahr el-Ghazal pela margem direita e o Sobat pela margem direita, tomando o nome de Nilo Branco. Em Cartum, conflui com o Nilo Azul (procedente da Etiópia) e depois recebe o Atbara na região das cataratas. Entra então no Egito, o qual atravessa de norte a sul, lançando-se no Mediterrâneo por uma grande delta, que começa no Cairo e avança em duas ramificações: a de Roseta (1.076m3/s) e a de Damieta (500m3/s).
No Egito as cheias do Nilo acontecem entre junho e novembro, chegando ao máximo em setembro. O rio carrega altas quantidades de Aluvião, que abandona por ocasião das vazantes e que fertilizam o leito maior. Suas águas são utilizadas para irrigação desde a antigüidade e seu curso inferior se apresenta como um longo oásis que corta o deserto. Banhando uma série de cidades, ele constitui também uma grande artéria navegável. Grandes obras têm sido realizadas em seu curso (no Egito) com a finalidade de erguer o nível das águas na cabeceira dos canais e de aumentar o débito do rio entre fevereiro e julho
O lazer no Egito Antigo
A natação, lutas e jogos de tabuleiros eram as formas de lazer mais comuns no Egito Antigo. Os mais ricos divertiam-se também com competições no rio Nilo, usando embarcações.
As crianças gostavam de brincar com bonecos feitos de madeira e bolas. Brincadeiras coletivas, baseadas em danças e jogos de equipe também eram comuns entre os pequenos egípcios.
(http://www.suapesquisa.com/egito/vida_egito_antigo.htm)
terça-feira, 15 de junho de 2010
Momentos EEEM Silva Gama, junho 2010.
terça-feira, 8 de junho de 2010
T7A e T7B, Silva Gama
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Participação no Programa Nativa Repórter, tema BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR.
Assinar:
Postagens (Atom)