Construindo a nossa História!

UTOPIA: "Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar." (Eduardo Galeano )



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


sexta-feira, 22 de março de 2013

Projeto Água - EMEF Wanda Rocha

A importância da água para as civilizações do Crescente Fértil. As primeiras civilizações surgiram em sua maioria (exceto fenícios e gregos) nas beiras de grandes rios (sociedades hidráulicas), em lugares onde a terra era fértil. As pessoas que viveram nestes locais aprenderam a controlar o excesso e a falta da água e a construir sistemas de irrigação. As primeiras cidades situavam-se: na Mesopotâmia (entre os rios Tigre e Eufrates); no atual Egito (às margens do rio Nilo); na atual Índia (às margens do rio Ganghi e Indo); e na atual China (às margens do rio Amarelo e Azul).A região onde se desenvolveram a civilização egípcia e mesopotâmica é chamada de Crescente Fértil, localizada no Oriente Médio. Recebe este nome por se localizar numa região em forma de “meia lua”, muito propícia para agricultura, “rasgando” uma extensa região desértica. Trabalho integrado com as colegas Helen e Patrícia.

Nenhum comentário: