Construindo a nossa História!

UTOPIA: "Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar." (Eduardo Galeano )



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


sexta-feira, 22 de março de 2013

Vale a pena ler: 10 valores a serem trabalhados com os estudantes-FAMÍLIA E ESCOLA

Amor-próprio O que é? Autoestima, confiança na própria capacidade, coragem pra enfrentar qualquer obstáculo. Como incentivar? Quando ele fizer uma crítica, “condene” só o comportamento, não a própria pessoa! Comunicação O que é? Saber expressar suas ideias de forma clara e sempre na hora certa. Como incentivar? Conversem sobre assuntos variados, incluindo os polêmicos. Autocontrole O que é? Respeitar os próprios limites, traçar metas e eleger prioridades. Como incentivar? Estabeleça uma rotina que ajude a conciliar o lazer e a lição de casa. Convivência O que é? Aceitar pessoas de estilos, valores e crenças diferentes. Como incentivar? Mostre como respeito, educação e bom humor facilitam a vida. Criatividade O que é? Usar a imaginação para descobrir saídas variadas para um mesmo problema. Como incentivar? Programe idas ao cinema, teatro, exposições e espetáculos. Escolha O que é? Decidir para qual lado seguir, diante de um problema, analisando os prós e os contras. Como incentivar? Convide seu filho/aluno para participar das decisões em família/escola e valorize sua opinião. Iniciativa O que é? Apresentar soluções surpreendentes para problemas, de livre e espontânea vontade. Como incentivar? Resista com unhas e dentes à tentação de resolver tudo no lugar do estudante. Honestidade O que é? Ser verdadeiro, não fazer fofoca e fugir do "jeitinho brasileiro". Como incentivar? Diga a ele que a melhor resposta para tudo é sempre a verdade. Jogo de cintura O que é? Ter uma grande capacidade de adaptação para lidar com mudanças. Como incentivar? Dê o exemplo: não seja tão rígida(o) em seus pontos de vista e atitudes. Maturidade O que é? Mesclar uma boa dose de disciplina com um caminhão de responsabilidades. Como incentivar? Peça ajuda nas tarefas e ensine a diferença entre "querer" e "precisar". (http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/10-valores-ensinar-seu-filho-699054.shtml)

Nenhum comentário: