Este Blog tem por objetivo compartilhar experiências e vivências dentro das Escolas nas quais trabalho: EMEF Admar Corrêa, EMEF Wanda Rocha, EEEM Siva Paes(Ensinos Fundamental, Médio e EJA); experiências estas ligadas as seguintes áreas de atuação: História; Relações Humanas; Educação de Jovens e Adultos. Sejam bem-vindos!
Construindo a nossa História!
UTOPIA: "Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar." (Eduardo Galeano )
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )
sexta-feira, 22 de março de 2013
Vale a pena ler: 10 valores a serem trabalhados com os estudantes-FAMÍLIA E ESCOLA
Amor-próprio
O que é? Autoestima, confiança na própria capacidade, coragem pra enfrentar qualquer obstáculo.
Como incentivar? Quando ele fizer uma crítica, “condene” só o comportamento, não a própria pessoa!
Comunicação
O que é? Saber expressar suas ideias de forma clara e sempre na hora certa.
Como incentivar? Conversem sobre assuntos variados, incluindo os polêmicos.
Autocontrole
O que é? Respeitar os próprios limites, traçar metas e eleger prioridades.
Como incentivar? Estabeleça uma rotina que ajude a conciliar o lazer e a lição de casa.
Convivência
O que é? Aceitar pessoas de estilos, valores e crenças diferentes.
Como incentivar? Mostre como respeito, educação e bom humor facilitam a vida.
Criatividade
O que é? Usar a imaginação para descobrir saídas variadas para um mesmo problema.
Como incentivar? Programe idas ao cinema, teatro, exposições e espetáculos.
Escolha
O que é? Decidir para qual lado seguir, diante de um problema, analisando os prós e os contras.
Como incentivar? Convide seu filho/aluno para participar das decisões em família/escola e valorize sua opinião.
Iniciativa
O que é? Apresentar soluções surpreendentes para problemas, de livre e espontânea vontade.
Como incentivar? Resista com unhas e dentes à tentação de resolver tudo no lugar do estudante.
Honestidade
O que é? Ser verdadeiro, não fazer fofoca e fugir do "jeitinho brasileiro".
Como incentivar? Diga a ele que a melhor resposta para tudo é sempre a verdade.
Jogo de cintura
O que é? Ter uma grande capacidade de adaptação para lidar com mudanças.
Como incentivar? Dê o exemplo: não seja tão rígida(o) em seus pontos de vista e atitudes.
Maturidade
O que é? Mesclar uma boa dose de disciplina com um caminhão de responsabilidades.
Como incentivar? Peça ajuda nas tarefas e ensine a diferença entre "querer" e "precisar".
(http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/10-valores-ensinar-seu-filho-699054.shtml)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário