Algumas Orientações básicas para estudar História:
Não existe uma receita exata e que sirva para todos os alunos. O ideal é que cada um aprenda, respeitando suas possibilidades e limitações, a maneira mais eficiente de estudar, compare seus resultados e adapte-a de acordo com o seu desenvolvimento, a cada série, em cada estágio.
Podemos, no entanto, oferecer algumas dicas:
- Não estudar na véspera. Todos estão cansados de saber. O que não consideram é que a aula, a explicação do professor, a interação com outros alunos no espaço da sala (ouvindo a dúvida do amigo, por exemplo) também é “estudar”. Se o aluno prestar atenção estará automaticamente se preparando para a avaliação.
- “Decorar” os textos/resumos da apostila ou anotações de aula é o caminho mais curto para ir mal. O aluno precisa entender o processo, o que liga um fato a outro, como seus efeitos desencadeiam uma série de outros que criam uma determinada conjuntura.
- Estudar “falando” é um jeito bem legal: você deixa mais claro o raciocínio, é obrigado a se concentrar e, ainda, se tiver um interlocutor pode ser avaliado na hora (reunir-se em grupo para estudar funciona, desde que não seja feito em cima da hora).
- Escrever é outra etapa importantíssima. Muitas vezes o aluno saberia fazer uma avaliação oral, mas não consegue colocar no papel. Tudo é treino:
· ler mais: texto e questões. Uma das queixas constantes é não entender o que questão estava pedindo. Só entende quem treina a leitura e a interpretação.
· escrever sempre: anotar as aulas, treinar com as questões dissertativas da apostila, escrever o que entendeu da aula no momento de estudar para a prova
· só ler a apostila adianta muito pouco, treine a escrita
- Estudar é trabalho. Pode ser gostoso aprender algo, mas com certeza dá trabalho, não é lúdico, não se faz brincando, assistindo televisão, jogando games. Agora, o resultado dá prazer. É legal saber que você é capaz de analisar, relacionar, comparar, transpor. Isto qualifica o indivíduo, faz de cada aluno um cidadão com capacidade para entender o seu mundo e, quem sabe, melhorá-lo. Mas, esta excelência não cai do céu.
- O aluno deve entender que vivemos também num mundo competitivo. Não foi o professor que inventou o exame vestibular, ele existe, é concreto. Se quisermos concorrer com o mínimo de chances às melhores vagas, o esforço tem que ser muito, muito, muito, muito maior.
Sucesso!
(Postado no site http://www.objetivo-sjc.com.br/noticias.asp?id=664&codigo_departamento=20 ,Profª Sônia Brandão)
Este Blog tem por objetivo compartilhar experiências e vivências dentro das Escolas nas quais trabalho: EMEF Admar Corrêa, EMEF Wanda Rocha, EEEM Siva Paes(Ensinos Fundamental, Médio e EJA); experiências estas ligadas as seguintes áreas de atuação: História; Relações Humanas; Educação de Jovens e Adultos. Sejam bem-vindos!
Construindo a nossa História!
UTOPIA: "Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar." (Eduardo Galeano )
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )
2 comentários:
oi sora Jacqueline hoje a aula foi muito legal deixou a gente entrar na internet.
oi sora tudo bem?
estou com muita saudade
adorei sabado vc estava muito bonita suas sao muito legais principalmente sobre a arte rupestre bjs michelle da turma 52
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