Construindo a nossa História!

UTOPIA: "Ela está no horizonte, acerco-me um passo e ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos mais. Por muito que eu caminhe - Nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso. Para nos fazer caminhar." (Eduardo Galeano )



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


quinta-feira, 24 de abril de 2008

Projeto Escuna: Integrando a História aos Projetos de Aprendizagem/Turma 52

Queridos alunos e alunas da turma 52!

Vamos agora relacionar os Projetos de Aprendizagem com a História, aposto que vão gostar e descobrir muitas coisas novas...assim como eu também que aprendo todos os dias com cada um!Afinal tudo é HISTÓRIA não é mesmo??
Bastante atenção e não custa reforçar o que falamos toda semana: pesquisar não é fazer cópia, pesquisar é ler com atenção, interpretar, escrever o que entendemos, conversar com nosso grupo, trocar idéias...assim aprendemos muito mais. Agora mãos à obra, leiam os desafios que cada grupo trabalhando junto terá que vencer:

Projeto Música (grupo 1): A história música no Egito Antigo.

Projeto Música (grupo 2): A história da música na Grécia Antiga.

Projeto Carros: A indústria automobilística no Brasil nos anos 1950.

Projeto Navios, barcos e lanchas (grupo 1): Meios de transporte no Egito Antigo.

Projeto Navios, barcos e lanchas (grupo 2): Os fenícios e a navegação.

Projeto Futebol: A história do futebol em Rio Grande.

Bom trabalho a todos, com carinho da Profª Jacqueline.

16 comentários:

Anônimo disse...

Querida Professora Jacqueline,hoje eu pesquisei sobre a música no Egito Antigo.

Descobri que a civilização egipcia é uma das mais antigas do mundo todo... Nas pirâmides pesquisas arquiológicas atestaram vestigios de instrumentos musicais no Egito Antigo,isso alega que havia musica naquela época.

Site: www.lunaeamigos.com.br/musical/egito.htm


Beijos da tua aluna Jenyffer

Anônimo disse...

Hoje eu aprendi que no Egito Antigo todos os tipos de festas eram cheios de dançarinos(a) e músicos.Como em qualquer festa que tinha bastante danças e cantores tocando instrumentos.Em muitas pinturas nos exteriores nas tumbas e em papiros podemos ver cenas interessantes.cite http ://www.geocites.com/egyptology2000/danca.htm

Anônimo disse...

Hoje eu aprendi que no Egito Antigo todos os tipos de festas eram cheios de dançarinos(a) e músicos.Como em qualquer festa que tinha bastante danças e cantores tocando instrumentos.Em muitas pinturas nos exteriores nas tumbas e em papiros podemos ver cenas interessantes.cite http ://www.geocites.com/egyptology2000/danca.htm

Thalia

Anônimo disse...

hoje eu pesqisei sobre os fenicios e a navegaçao.qalqer porto onde os magnificos barcos fenicios atracassem logo se trasformava em fervilhante mercado.eles foram os negociantes por excelente da antiguidade.
asinado.alessandro

site:http://super.abril.br

Anônimo disse...

portanto é por volta de 3000 anos antes de cristo que temos os primeiros registro do advento da roda

No intanto o primeiro meio para transportar coisas de que se tem conhecimento é um trenó feito de couro

site https://www.blogge.com/comment.g?bloglid=3528362654390431558


mateus e lucas

Anônimo disse...

eu pesquisei sobre liteira meios de transportes do antigo egito eu descobri que liteira era um meio de trasporte do antigo egito liteira é transportado por dois liteireiros liteira e´um meio trasporte para transportar os faraos
assinado:Romário
site
http;//pt.wikipodia.org/wiki/

Anônimo disse...

A música entre os antigos gregos era um fenômeno de origem divina, e estava ligada a magia e a mitologia havendo várias histórias míticas relacionadas a origem da música e suas funções.

Anônimo disse...

Aprendemos que o primeiro campeonato de futebol no Rio grande do sul foi na cidade de Santana do Livramento,em Pelotas,em 1907.No dia 18 de maio de 1918 ocorre o primeiro encontro entre alguns representantes de várias ligas espalhadas no interior do estado.

Anônimo disse...

A Grécia era o braço da cultura e da civilização ocidental embora ,os gregos tenham sido muito influencidos pelos egípcios.
A palavra música vem do grego e significa arte das musas.

Anônimo disse...

Estudiosos acreditam que a música no Egito antigo tenha origens taõ remotas como a dá mesopotâmia.É possivel reconstruir com relativa precisão o desenvolvimento dos instrumentos musicais e o uso da música na civilização egipcia.Muitas representações mostram pequenos conjuntos musicais, (com cantores ,harpos e flautas).

Anônimo disse...

Aprendemos do futebol Riograndino que o futebol no Rio grande o primeiro equipamentopara a pratica o primeiro clube dedicado exclusivamentea pratica do fuebol foi o sport club rio grande da cidade do rio grande assim,o rio grande foi o primeiro clube de futebol no rio grande do sul e no brasil tendo sido fundado em 17 de julho de 1900.

Anônimo disse...

Os navios egípcios eram dirigidos por grandes remos presos a polpa. Os egípcios foram os primeiros a usar vela.

Anônimo disse...

Nós pesquisamos sobre fenicios e aprendemos que qualquer porto onde magnifico navios e barcos fenicios atracassem logo transformava em fervilhantes mercadorias.

Anônimo disse...

ROMI-ISETA:O carro de uma porta só
O dia 5 de setembro de 2006 marca os 50 anos do lançamento da ROMI-ISETA:o carro de uma porta só. Para celebrar a data e a função da ROMI-ISETA,que ainda existe, a fábrica maquinária e pesada preparou uma exposição com quatro carros originais, pôsteres e fotos de um encontro nacional de Romi-Isetas na cicade de Santa Bárbara do oeste em São Paulo onde fica sua sede.

Anônimo disse...

Hoje aprendi que a primeira grande cultura a dinfundir a música em suas sociedades foi o Egito Antigo.Todos os tipos de festas eram cheias de músicos e dançarinos.

Anônimo disse...

Hoje aprendi que as primeiras manifestações surgirão na época da grande crice ecônomica dos ´EUA´, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nós cabarés ficaram des enpregados e foram paras ruas fazer seus shows.